domingo, 14 de agosto de 2011

Encontro da MCA

Nessa quinta-feira, dia 11/08/2011, nossa irmã Eni, nos trouxe uma rica reflexão em nosso Encontro,  sobre o preço do sacrifício de Cristo por nós. Não deixe de meditar e assistir o vídeo, para sua edificação.


Introdução
Quando vi este vídeo confesso que ele me chocou um pouco.  Eu creio no sacrifício de Cristo pela minha vida; mas através desse vídeo assimilei, na íntegra a questão do ser humano. Desde que me converti ouço a seguinte pergunta: quem de nós teria coragem de entregar um dos seus filhos para salvar a vida de alguém? Bom ou ruim não importa. Eu não teria.
Mas pela graça que recebemos de Deus não nos seria necessário este sacrifício.
SACRIFÍCIO: ABANDONO FORÇADO OU VOLUNTÁRIO DAQUILO QUE NOS É PRECIOSO; RENUNCIA.
Vamos ver alguns aspectos desse sacrifício:
I -  SACRIFÍCIO DE CRISTO É INIGUALÁVEL (Lm 1.12) 
 “Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor igual a minha dor, que veio sobre mim, com que o Senhor me afligiu, no dia do furor da sua ira".
1. Ninguém sofreu dor igual a que Jesus sofreu. Nenhum mártir da terra, entre os homens teve dor tão intensa e sofrimento tão profundo.
2. O sofrimento foi físico - Jesus sofreu um dos piores castigos que um homem pode sofrer a flagelação romana. Flagelação: ser açoitado por um azorrague (chicote com tiras de couro em cujas extremidades havia pedaços de metal ou ossos de carneiro) até desfalecer de dor.
3. O sofrimento foi emocional - Ver as pessoas que Ele ama e por quem veio ao mundo para salvar, aplicando-lhe tanta dor, crueldade que não foi plantada no homem por Ele. Ver seus discípulos dispersos, sua mãe chorando ao pé da cruz, os espectadores da crucificação zombando, tudo isso lhe fez sofrer o coração.
4. O sofrimento foi espiritual - JESUS sofreu espiritualmente, porque tomando sobre si os pecados da humanidade, JESUS sentiu a separação espiritual que o pecado causa (Is 59.1,2), além dos ataques demoníacos que usavam das pessoas ao pé da cruz! Foi uma guerra travado só e profundamente ferido!

II O SACRIFÍCIO DE CRISTO É EXPIATÓRIO (Rm 4.25) 
 “o qual foi entregue por causa das nossas [transgressões], e ressuscitado para a nossa justificação".
1. Expiatório significa "para pagar pecados", e este é o sentido do sacrifício de Cristo.
2. JESUS não morreu para entrar na história como mártir, JESUS não morreu para ser santo em altares religiosos, JESUS não morreu para ser herói, JESUS morreu para nos dar salvação!
3. JESUS pagou a nossa dívida espiritual (Cl 2.14), cravando-a na cruz! Este texto nos mostra o costume de vendas de escravos da época, assim éramos escravos do pecado, mas JESUS pagou o nosso preço de redenção e libertação!
 III - O SACRIFÍCIO DE CRISTO É SUBSTITUTIVO (Gl 3.13) 
 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro".
1. Certo poeta declarou, "a manjedoura em que ele nasceu não era dele, era emprestada, o jumentinho no qual entrou em Jerusalém, não era dele, era emprestado, a sepultura no qual foi depositado, não era dele era emprestada... mas a cruz que ele levou, não era dele, era minha, era tua, era a cruz de Barrabás".
2. O sacrifício de Jesus não era para Ele, na verdade Ele carregou as nossas dores e castigos sobre si, assim como um guarda costa se coloca entre seu protegido e o tiro disparado, Jesus foi atingido para nos dar vida!
3. Ele chorou que para que sorríssemos, Ele sofreu para nos dar felicidade, Ele morreu para nos dar a vida (Jo 10.10)
 
IV - O SACRIFÍCIO DE CRISTO É PERFEITO (Hb 7.25) 
 “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles".
1. Este texto bíblico nos mostra que não há necessidade do homem fazer nada para completar, aperfeiçoar a sua salvação! Não é preciso esmolas, promessas, sacrifícios pessoais... O que Cristo fez é suficiente para salvar!
2. Não há pecado ou situação que Jesus não possa mudar, transformar. Seu sacrifício pode perdoar qualquer pecado e transformar o mais terrível pecador!
 
V - O SACRIFÍCIO DE CRISTO É ACESSÍVEL (Jo 3.16) 
 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
1. O sacrifício de Cristo não está ao alcance apenas de religiosos; Mas ao alcance de todo aquele que crer!
Diante destas verdades bíblicas podemos crer que este sacrifício é real. Mas entra mais uma questão que surgiu para um autor famoso e pode surgir também para nós: Se Deus já sabia que Jesus, depois de deixar o céu por um tempo, iria se reunir com ele e que a morte de Jesus iria salvar a humanidade, isso realmente não parece um sacrifício para mim; do que realmente Deus abriu mão? A resposta do autor foi: tenho pensado muito nesta pergunta, não só agora que você a fez, mas durante grande parte de minha vida. Do que exatamente Deus abriu mão quando entregou o seu filho ao mundo? Cheguei à conclusão de que eu não posso saber. Por quê? Porque nunca fui ao céu. Quando Deus nos deu seu Filho, seu Filho abriu mão do céu. Tente imaginar este sacrifício. E se você tivesse de deixar a sua casa e se tornar um sem-teto ou deixar de fazer parte da raça humana e se tornar um mosquito ou uma vespa? Isso seria comparável a Deus se tornar um humano? Jesus, cujo endereço no céu era por toda parte, limitou-se a um corpo humano em uma cidade que era um pontinho no mapa á margem do império romano. É claro que como você disse, Ele fez isso por um tempo. Talvez essa seja parte do sacrifício. Deus é atemporal, não esta preso a relógios ou calendários. E por um tempo ele entrou no tempo. Mas como eu disse, nunca vivi no céu e nunca fui eterno; também não estou livre do pecado, por isso não consigo imaginar como foi se tornar um pecador. Esta é a essência do evangelho cristão: aquele que não tinha pecado se tornou pecador (2 co 5:21). Cristo na cruz se tornou pecador aos olhos do céu e ele conheceu a dor e a punição devida a cada estuprador, ladrão, assassino de massas e déspota. Ele pagou o preço pelo pecado, tornando-se um pecador. Uma vez que sempre fui pecador, não posso avaliar esse sacrifício. Eu jamais dei um filho meu ás pessoas. Eu poderia me dar ou doar um pouco de mim para ajudá-las. Mas sacrificar uma das minhas filhas? De modo algum. Mesmo sabendo que iria vê-las novamente, eu não faria isso. Mas Deus fez. Parece-me que Deus deu mais do que poderíamos pedir. ( Max Lucado)                                                   
Aonde eu quero chegar com tudo isso? Com esta pergunta feita ao autor e com o vídeo? Mostrar na Palavra que o nosso Senhor veio a terra não como um Deus onipotente e autoritário. Deus  se esvazia de sua onipotência (Fp 2:6-8). Decide abrir mão de se relacionar com a humanidade em termos de onipotência/obediência a força. E se relaciona com a humanidade com base no amor, fazendo nascer o sol sobre os justos e injustos (Mateus 5: 44,45). Mostrando a sua bondade, dando chuva do céu e colheita no tempo certo, concedendo sustento com fartura e um coração cheio de alegria (Atos 14:17). Deus quando veio ao mundo ao encontro dos homens Ele abriu mão do exercício de sua onipotência e por amor se entregou para morrer na cruz. Ele optou pela palavra amor, assim como o apostolo João afirmou que Deus é amor (João 4:7). Cristo nunca usou os seus poderes sobrenaturais para obter conforto pessoa. Jesus de Nazaré, Emanuel Deus conosco não longe, mas conosco, Deus conosco encarnado na forma de amor, e não Deus encarnado na forma de onipotência. Isso faz sentido; Um Deus que viesse ao encontro das pessoas em trajes onipotentes chegaria para se impor e reivindicar obediência irrestrita, impressionando pela sua majestade e força sem iguais. Também assim pensou o apóstolo Paulo, ao afirmar que o que constrange as pessoas a viver para Deus é o amor de Deus (demonstrado na morte de Jesus na cruz) [v]. Não é o poder de Deus que cativa o coração das gentes, mas sim o amor de Deus.
Cristo veio ao mundo como um humano, a única diferença é que não se relacionou com o pecado, se relacionou com o Pai e com os pecadores, provando assim que é possível se afastar do que nos afasta de Deus, e nos achegar ao seu pai através dele. Essa era a única diferença...Em tudo ele foi humano e santo, separado do pecado.
 Foi usado por Deus para mostrar a humanidade como Deus gostaria de cuidar do seu povo. Em toda a sua vida terrena ele abriu mão de ser servido para ser servo. Ele podia segurar o universo na palma da mão, mas abdicou disso para flutuar no ventre de uma virgem; (Mateus 1:23) .
Em cada cura, em cada toque houve amor e compaixão. Ele tocou os intocáveis, todo aquele que foi a ele foi tocado. E ao que foi tocado foi transformado. As mãos que seguraram as estrelas no céu, também limparam as lágrimas da viúva e do leproso, e em sua morte ele não abriu mão das dores... Pois na cruz lhe ofereceram vinho misturado com mirra, uma bebida que possuía propriedades sedativas que entorpecem os sentidos, (Marcos 15:23) Cristo recusou-se a ser entorpecidos pelas drogas, optando em vez disso por sentir a força completa do seu sofrimento. Ele morreu por nossos pecados, antes de permitir que nós morrêssemos em nossos pecados. No terceiro dia ele ressurgiu e agora nos convida á amá-lo, a nos relacionar com o seu pai... e nos dando a salvação eterna, (Hb. 9:12-14).
Conclusão
Jesus veio ao mundo por nos amar... a humanidade lhe é preciosa... ele decidiu a ir ao inferno por você a ir ao céu sem você.  Todas as vezes que penso na entrega de Jesus fico agradecida e maravilhada com o seu amor por mim, e vendo este vídeo eu me coloquei no lugar daquele pai ao ver o seu bem mais precioso perdendo a vida e agradeço pelo seu infinito amor... Pois Jesus recebeu a punição que eu não poderia suportar para me oferecer uma segunda chance, e uma esperança que eu não pude resistir... e essa esperança me diz todos os dias que ele é a solução para a minha vida e para a minha família. O meu coração se enche em saber que Jesus deixou de usar a coroa do céu, para usar uma coroa de espinhos... E ele fez isso por mim e por você... Especialmente por nós!